200

5) Finalmente, os predestinados seguem os caminhos da Santíssima Virgem, sua boa Mãe. Isto é, imitam-na, e é nisto que consiste verdadeiramente a sua felicidade e devoção. É este o sinal infalível da sua predestinação como lhes assegura esta boa Mãe: “Bem-aventurados os que praticam as minhas virtudes e caminham nas pegadas da minha vida, com o auxílio da divina graça” (Pr 8, 32).
São felizes neste mundo, durante a vida, pela abundância das graças e doçuras que da minha plenitude lhes comunico mais abundantemente que àqueles que não me imitam de tão perto. São felizes na morte, que é doce e tranqüila, e a que assisto ordinariamente, para os conduzir, eu mesma, às alegrias eternas. Finalmente, serão felizes na eternidade, porque nunca nenhum dos meus servos dedicados, que imitou as minhas virtudes durante a vida, se veio a perder.
Os réprobos, pelo contrário, são infelizes durante a vida, na morte e na eternidade, porque não imitam as virtudes de Maria. Contentam-se tão somente de pertencer a alguma de suas confrarias, de recitar qualquer prece em sua honra, ou de realizar alguma outra devoção externa.
Ó Santíssima Virgem, minha boa Mãe, como são felizes - repito-o num transporte de íntima alegria -, como são felizes aqueles e aquelas que, não se deixando seduzir por uma falsa devoção para convosco, seguem fielmente os Vossos caminhos, os Vossos conselhos e as Vossas ordens! Mas quão desgraçados e malditos aqueles que, abusando da Vossa Devoção, não guardam os mandamentos de Vosso Filho: “Malditos todos aqueles que se afastam dos Vossos mandamentos” (Sl 118, 21).